quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Último dia para ver Guerra e Paz de Portinari no Teatro Municipal cria uma fila gigantesca


Dia 06/01/2011 (quinta) foi o último dia para ver de perto os painéis de Guerra e Paz, de Candido Portinari, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Os painéis estavam em Nova Iorque através de uma doação do governo brasileiro à ONU (Organização das Nações Unidas). Os painéis gigantes de "Guerra e Paz" têm 14 metros de altura. Consumiram quatro anos de trabalho e a saúde de Portinari, que mesmo intoxicado pelas tintas se dedicou de corpo e alma a obra. A razão para que os painéis fossem expostos no Teatro Municipal se deve ao fato de, há mais de cinquenta anos, terem sido lançadas nesse mesmo Teatro, inclusive com a presença do então presidente, Juscelino Kubischeck.
Hoje, dia 06/01/2011 estava passando pelo Teatro quando vi uma fila gigantesca dando a volta no quarteirão. Muitos abriram mão do conforto para aguarda em pé, naquela imensa fila, num calor de 38° C só para não perder essa última oportunidade de ver essa magnífica obra de arte. No total, mais de 30 mil pessoas foram ao Teatro para visitar a obra.
Depois da exposição no Theatro Municipal, os painéis serão levados para o Palácio Gustavo Capanema, onde serão restaurados em ateliê aberto ao público de janeiro a maio de 2011. Uma vez restaurados os trabalhos, o Projeto Portinari planeja expor na Oca, em São Paulo, em julho de 2011.

Nenhum comentário: