segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Norman Rockwell - O maior ilustrador que já se viu!







Fonte: Zupi

Norman Rockwell nasceu em fevereiro de 1894, em Nova York. Entre essa data e 8 de novembro de 1978, dia em que faleceu em decorrência de um enfisema, produziu mais de 4 mil obras e deixou uma marca indelével nos campos da ilustração e das artes.

Ainda jovem, aos 21 anos, Rockwell dividia o estúdio com o cartunista Clyde Forsythe, que na época trabalhava para o The Saturday Evening Post. Com sua ajuda, o jovem ilustrador conseguiu emplacar pela primeira vez uma de suas pinturas na capa da publicação. Nos 12 meses que se seguiram, o sucesso se repetiu em mais oito edições. Ao final de 47 anos, Rockwell havia publicado um total de 322 capas originais no The Saturday Evening Post, trabalho que o tornou popularmente conhecido e celebrado em todo o país.
Além dessa célebre série de capas, o ilustrador também produziu artes para publicações e calendários da Boy Scouts of America, e ilustrou mais de 40 livros, incluindo os clássicos norte-americanos Tom Sawyer e Huckleberry Finn. Também entram em sua lista de criações livretos, catálogos, cartazes, livros de partituras, selos, cartas de baralho e murais.
Seu trabalho é frequentemente caracterizado por retratos sentimentalizados do cotidiano norte-americano, versando também em temas como racismo e liberdade de expressão.
O ilustrador brasileiro Benício é um dos que se podem notar semelhança ao nível de realismo de Rockwell.

Um comentário:

José disse...

Cacá, vc ainda acompanha o blog? Vejo que sua ótima matéria de mais de 10 anos, sobre um gênio da ilustração, não tem nenhum comentário. Mas é Brasil, Cacá, onde não se dá importância para o que é importante !!! Eu tenho inúmeras ilustrações do Norman Rockwell arquivadas. Um artista de uma sensibilidade enorme. Basta olhar alguns segundos e vc já capta a mensagem dele. É incrível !!! Parabéns pela matéria, abrs.