quarta-feira, 7 de julho de 2010
Escolas Públicas de Pernambuco dão o exemplo: alunos tem aulas de restauração
Alunos de escolas públicas de PE aprendem a restaurar patrimônios
Curso de 420 horas atendeu estudantes moradores de áreas violentas.
Participantes acompanharam restauração de basílica no Recife.
Do G1, em São Paulo
imprimir
Alunos aprenderam técnicas de pintura durante o
curso (Foto: Val Lima/Divulgação Fundarpe)
Trinta alunos de escolas públicas moradores de Olinda, Paulista, Recife e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, participaram de um curso sobre preservação de patrimônios culturais e históricos. O projeto, chamado de Preservando Culturas, habilitou os jovens, com idades entre 16 e 24 anos, a atuarem como restauradores.
A capacitação de 420 horas foi iniciada em fevereiro. As atividades serão concluídas na próxima sexta-feira (9), na Basílica Nossa Senhora Penha, no Recife, tombada recentemente, que serviu de local para as aulas.
A seleção dos adolescentes foi feita levando em consideração três critérios: estar matriculado na rede pública de ensino; não ter renda fixa; e ser morador de áreas com alto índice de violência. Outro critério avaliado, através de uma dinâmica realizada pela coordenação do projeto, foi a paciência dos adolescentes, condição básica para o exercício da função de restaurador.
Os alunos que participaram da capacitação foram beneficiados com uma bolsa de R$ 100, alimentação diária, passagem, fardamento e material didático.
Aulas foram realizadas na Basílica de Nossa Senhora da Penha (Foto: Val Lima/Divulgação Fundarpe)
Além de aulas teóricas de português, de história da arte e sobre a cultura pernambucana, os adolescentes tiveram noções práticas da profissão de restaurar. Entre as técnicas trabalhadas, os alunos aprenderam a a aplicação de folhas de ouro, técnicas de pintura, tipos de tinta, execução de restauro de marmorino, entre outras.
saiba mais
Universidade de Taubaté reabre prédio histórico restaurado
O grupo também visitou centros históricos de Pernambuco e acompanhou a restauração da Basílica de Nossa Senhora da Penha, no Recife.
O projeto Preservando Culturas integra uma das linhas de ações do programa Células Culturais desenvolvido pela Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco (Fundarpe). O curso recebeu apoio do Ministério da Cultura e foi executado pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (Ceci) por meio de parcerias com as prefeituras de Olinda, Jaboatão, Recife e Paulista e da Associação Nacional de Desenvolvimento Humano e Social (Andhus).
Veja em G1.com : http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/07/alunos-de-escolas-publicas-de-pe-aprendem-restaurar-patrimonios.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário